HORA DA FORMATURA: O QUE FAZER?

By Monnerat
In setembro 18, 2019
1898 Views

A vida acadêmica é dura: fins de semana na companhia dos livros e madrugadas dedicadas a terminar o trabalho de conclusão de curso são algumas situações que qualquer estudante de graduação conhece muito bem. No entanto, todos esses sacrifícios são recompensados ao fim do curso com uma incrível festa de formatura. É hora de celebrar, com todas as pessoas queridas, uma conquista para a qual nos preparamos durante toda a vida escolar: o diploma universitário.

Esse momento também é resultado de muito trabalho. Organizar uma festa de formatura requer planejamento financeiro, compromisso dos formandos com a arrecadação da quantia necessária para as despesas, para que, no dia da festa, só existam motivos para comemorar.

QUANTO ANTES, MELHOR

Para chegar ao tão aguardado dia de trajes de gala, champanhe e muita alegria, é preciso começar cedo. Acredite: enquanto você ainda comemora sua aprovação no curso, já é hora de pensar em como vai querer celebrar o seu fim: a formatura. É interessante que os alunos que estão ingressando no primeiro ano já fizessem um levantamento. É lógico que não dá pra contar com a participação de todos por que, justamente no primeiro ano, há um índice de evasão muito alto.

A distância entre o momento em que a turma decide promover sua festa e a data da formatura interfere bastante nos valores das parcelas, já que esse intervalo de tempo compreende boa parte da duração do curso. Por isso a antecedência é tão importante: quanto mais cedo começar o seu planejamento, menores vão ser as parcelas que você terá que pagar para, no fim do curso, chegar ao valor necessário. Se a sua turma demorar a pensar na formatura, pode se preparar para desembolsar mais dinheiro em menos tempo.

PLANEJAMENTO E PESQUISA

Reunidos os formandos interessados e eleita uma comissão de formatura, é hora de partir para o planejamento e a pesquisa, dois processos fundamentais na organização da festa – e também os maiores responsáveis pelo seu sucesso. É aí que surgem as primeiras dúvidas: que empresa contratar? Como se certificar de que ela é confiável? O que o contrato deve conter?

Para encontrar uma empresa que conjugue os desejos da turma com o valor que os estudantes podem pagar, só com muita pesquisa. Nessa hora, não economize nas perguntas. Informe-se sobre tudo. Isso vai garantir que o suado dinheiro arrecadado para a festa de formatura se converta numa noite dos sonhos alguns meses (ou anos) mais tarde.

A comissão de formatura deve investigar a idoneidade das empresas organizadoras e de seus sócios. Uma empresa de contabilidade conceituada pode verificar se a empresa está legalmente constituída, checando seu registro na Junta Comercial, sua inscrição na Receita Federal do Brasil, seu alvará de funcionamento e até certidões negativas. A consulta ao PROCON pode ser bastante interessante para saber se existe alguma reclamação sobre os serviços prestados.

Leave A Comment

1
Olá! Em que podemos ajudar? Chame-nos pelo WhatsApp!
Powered by